Blame!

Blame!
Título:Blame!
Estilo:Seinen, Ação, Drama, Horror, Ficção Científica, Psicológico
Autor:Tsutomu Nihei
Status:completo
Volumes:10/10
Periodicidade:Mensal
Publicado:Afternoon 1998-2003
Censura:Livre
Parceria:Sem parceria
Sinopse:

“BLAME!” é considerado por muitos a obra prima de Tsutomu Nihei. A obra possui uma trama complexa que combina perfeitamente com sua fantástica arte cyberpunk. O traço de Tsutomu Nihei é muito intenso, muito forte e por si só já é um espetáculo. O mangaká está entre os melhores do Japão quando se trata do traço de sua arte, que é único. Ele escreveu diversas obras, como “Abara”, “Biomega”, “NOiSE” e os one-shots “Blame Gakuen! And So On”, “Dead Heads”, “Digimortal” e “Sabrina”. Todas as obras citadas foram traduzidas pelo Chrono, e todas foram completas, com exceção de “Biomega”, que está em andamento.

Num futuro distante, os seres humanos foram extintos e o mundo tornou-se um cenário devastado, onde mega estruturas preencheram toda a superfície do planeta, obliterando toda a natureza. Essas estruturas foram construídas e são reparadas e aperfeiçoadas constantemente por robôs autômatos e sem controle. Nesse lugar, o que impera é a lei da sobrevivência. Os poucos seres vivos, “transhumans” (humanos com DNA alterado que sobreviveram à extinção), amontoam-se em favelas “hightech” ou cidades de estrutura quase alienígena. Sobrevivendo com a tecnologia que puderem encontrar e tendo que enfrentar terríveis desafios, dentre os quais estão mutantes e criaturas medonhas, frutos de experimentos genéticos e evoluções bizarras, as “almas de silício”, seres biomecânicos criados para caçar a espécie humana e mais uma enorme gama de intempéries e insanidades. Uma maravilhosa mistura de genialidade, arte única e roteiro.

Durante a aventura, o protagonista, Killy, munido com uma arma especial chamada de emissor de feixe gravitacional, luta para encontrar um gene humano perfeito, o “Net Gene Terminal”. Com isso, o grupo do qual ele faz parte tem esperanças de reconectar um usuário à Rede (Netsphere) e pôr um fim no caos que ameaça levar o mundo à destruição. Durante o enredo ele encontra aliados e inimigos, traição e desespero, e muitas, muitas revelações e reviravoltas maravilhosas.

O trabalho de Nihei é de tirar o fôlego. Ele usa e abusa de sua formação acadêmica em arquitetura para melhorar sua arte, com a amplitude e o nível de detalhamento no mangá. Sombras e profundidades são exploradas ao máximo em quadros que mostram a grandeza das estruturas visitadas por Killy durante sua saga.

A leitura do material é maravilhosa, apresentando pouco texto e várias páginas de pura arte onde apenas vemos Killy andando sem rumo por uma imensidão de salões e corredores gigantes, perdido em seus próprios pensamentos e fazendo-nos perder em nossos próprios sonhos e divagações. “BLAME!” também ganhou sete animações curtas que dão uma idéia fiel de todo o cenário da obra.

Publicidade
Rede Social

Parceiros
Link us:
Chrono Scanlator Otaku Central de mangás AIUEO Gokigenyou Aino Scanlations SmallBerserker Akuma Scan Ohayo Scans Ecchi Must Die Gekkou Scans Fuji Scan Pururin LTF Mangás Lions Scanlator Aquaria Scanlator PORRA Scan Ani-Scans! Okaeri Scans
Chrono Scanlator © 2007 - 2009
por Herbert Mendes