mIRC

Tutorial de como utilizar o IRC para baixar mangas.


OBS: Escrevo esse tutorial voltado para usuários Linux mas ele pode ser facilmente utilizado por usuários Windows ou MacOSX visto que o programa XChat utilizado funciona nos três.
OBS2: Certas distruibuições vêm com o XChat instalado ou com a possibilidade de instalar.

Passo 1: Instalação


Antes de tudo é preciso pegar o programa:
Versão Windows (Site em inglês)
Versão Linux e MacOSX (Site em inglês)

Após pegar o programa, instale-o como faria com qualquer programa.

Maneira alternativa para usuários Linux


Uma ótima maneira para usuários Linux e que tenham acesso ao sudo ou root é utilizar o pacote que vem com a distribuição instalada ou instalar por algum gerenciador de pacotes.
Para quem usa o Slackware o XChat está na pasta slackware/xap do CD.
Para quem usa o Debian basta digitar no terminal como root:

# apt-get install xchat

Para quem usa o Debian e que tenha acesso ao sudo e não root basta digitar no terminal:

# sudo apt-get install xchat

Para quem usa derivados do Debian (Kurumin, Ubuntu, Kubuntu, etc.) acredito que a mesma linha para o Debian funcione.
Para usuários loucos o suficiente para usar LFS você pode descobrir isso sozinho, não acha?

Passo 2:Configurando o XChat


Com o programa instalado, precisamos configurá-lo. A versão que uso para o tutorial é a 2.4.5 e enquanto escrevo a versão mais atual é a 2.8.0. Existem diferenças na aparência do programa mas acredito que as janelas continuem com a mesma idéia.
Assim que o programa é aberto, uma janela da lista dos servidores deverá abrir.
Coloque em "Nick name:" um apelido que você gostaria de usar no canal (Espaços não são permitidos). Aperte o botão Add. Aparecerá na esquerda "New Network" dando a possibilidade para que digite o nome que quer dar a rede. Aconselho colocar ircHighway.
Após colocar o nome, selecione o nome da rede que acaba de criar e aperte o botão Edit. Outra janela deverá abrir.
Na parte superior terá uma lista com "newserver/6667". Selecione isto, clique no botão Edit ao lado e mude para "irc.irchighway.net/6667" (sem aspas).
Na mesma janela marque a caixa de "Auto connect to this network at startup".
Ainda na mesma janela coloque "#chrono" (sem aspas) em "Channel to join" e aperte Close.
Você voltará para as janelas das redes. Nesta, marque "Skip server list on startup". Se a rede que você acaba de criar não estiver selecionada, selecione-a e aperte o botão "Connect". Aparecerá uma nova janela. Você agora pode fechar a janela das redes.

Após algum tempo, o programa deverá ter conectado na rede e entrado no canal para você (se estiver conectado a Internet, claro).
Você verá uma lista de nomes na parte direita e em alguns, uma bolinha colorida. Os que você deve prestar atenção são os que tem uma bolinha azul ao lado (É azul na minha versão. Não sei se mudaram nas próximas.) e que o nome começam com "Chrono|" (sem aspas). Esses são os bots (servidores) pelo qual você baixará os Mangás.
Mas antes de baixar precisamos terminar de configurar. Só falta mais um pouco.
Vá no menu IRC e marque a opção "Auto Accept Files". Essa opção fará com que você aceite os arquivos automaticamente sem precisar se preocupar em aceitar baixá-los.
Agora vá em Settings -> Preferences. Uma janela deverá aparecer.
Na parte esquerda, clique na seta ao lado de Network até que ela aponte para baixo. Clique em "File transfers". Em "Download files to:" terá o caminho para uma pasta. Mude esse caminho para a pasta que desejar. Aperte OK.
Agora que o XChat está configurado, podemos baixar os mangás.

Passo 3: Procurando o arquivo desejado e baixando ele


A lista dos mangás disponíveis encontra-se no site http://packs.chrono.com.br/.
No campo "Procurar:" coloque o nome do mangá que deseja procurar e clique no botão ao lado "Search". Também é possível selecionar o mangá na lista acima do campo "Procurar:" e apertar o botão "Search" correspondente. Abrirá uma lista com os mangás.
Procure o arquivo que deseja. Suponhamos que você queira o Volume 5 de Gantz. Na lista você verá algo parecido com:
Chrono|volumes-01 # 49 680x 43M [Chrono] Gantz - Volume 05
O nome do bot que o arquivo é o que está antes de #, ou melhor, "Chrono|volumes-01". Antes de tentar baixar, veja no canal (pelo XChat) se esse nome se encontra na lista. Se não estiver, não vai ser possível baixar o arquivo.
Agora que achamos o arquivo, é simples. Clique no # da lista que falei anteriormente. No caso do arquivo de exemplo, em um campo "/msg Chrono|volumes-01 xdcc send #49" (sem aspas) e com um botão "Copy" do lado. Copie o que está dentro desse campo, vá no XChat, cole isso e aperte ENTER. Em breve deverá aparecer uma janela mostrando que o arquivo está sendo baixado. Pode fechar essa janela se quiser mas mantenha o XChat aberto. Após o download acabar, você verá uma mensagem dizendo que o download acabou. Caso tenha fechado a janela que havia aparecido, vá em Window -> File Receive (a partir da versao 2.6 está em Window -> File transfers, se não me engano.). Aparecerá de novo a janela que diz todos os detalhes do download.

Tutorial by
Rocky_Spirit #Chrono@irc.irchighway.net

Publicidade
Rede Social

Parceiros
Link us:
Chrono Scanlator Otaku Central de mangás AIUEO Gokigenyou Aino Scanlations SmallBerserker Akuma Scan Ohayo Scans Ecchi Must Die Gekkou Scans Fuji Scan Pururin LTF Mangás Lions Scanlator Aquaria Scanlator PORRA Scan Ani-Scans! Okaeri Scans
Chrono Scanlator © 2007 - 2009
por Herbert Mendes